Qual realmente é o valor de um bom serviço de governança em um hotel?-What really is the value of good governance in the service of a hotel?
Qual realmente é o valor de um bom serviço de governança em um hotel?
... um quarto bem arrumado, confortável e limpo causa igual ou maior impressão que quaisquer outros serviços oferecidos pelo hotel, pois é dentro da UH (unidade habitacional) que o hóspede passa a maior parte do tempo. Uma pesquisa realizada nos EUA, mostra que 63% os hóspedes que retornam a um determinado hotel o fazem pela sua limpeza e arrumação.
O produto do hotel as UHs devem estar limpas e em boas condições para que possam ser vendidas. Além do que, a lavanderia deve estar sincronizada com o setor de andares, para que forneça o enxoval na quantidade e qualidade adequadas.
Nada é mais desagradável para o hóspede do que ter que aguardar a limpeza de seu quarto durante o check-in ou encontrá-lo com falhas na limpeza ou nos equipamentos. Portanto, a Governança viabiliza a venda das UHs.
... com uma higienização adequada, utilizando técnicas e produtos de limpeza apropriados, algumas doenças podem ser evitadas, eliminando ou diminuindo consideravelmente sua propagação. É o caso das dermatoses (doenças de pele provocadas por fungos, como as micoses); doenças respiratórias (provocadas pelo ácaro, encontrado aos milhões nos travesseiros, colchões, cortinas e carpete) e doenças mais sérias como a hepatite B (transmitida por vírus através de secreções como, urina, sangue, esperma, etc.). Não se pode esquecer que os clientes da hotelaria vêm de diferentes partes, com diferentes hábitos de higiene pessoal e portando doenças contagiosas. Portanto, a Governança diminui os riscos de contaminação.
... um funcionário bem treinado, motivado e consciente não desperdiça produtos de limpeza, água ou energia elétrica. Utiliza adequadamente os produtos e equipamentos, preservando-os. Além disso, técnicas de limpeza e métodos que otimizem o trabalho, evitam o desperdício de tempo e esforço físico. Isso leva à redução dos custos operacionais.
Faz parte do trabalho da camareira fornecer informações para compor o relatório de discrepância. A partir de suas observações, ela poderá indicar quantas pessoas estão realmente ocupando o quarto e esta informação será comparada com as que a Recepção possui.
Outros controles efetuados no check-out pelo pessoal da Governança que podem influir nos custos são os controles de consumo do mini bar e a verificação de objetos e enxoval levados ou danificados pelo hóspede. Portanto, a Governança contribui com a diminuição dos custos operacionais.
... prolonga a vida útil dos equipamentos existentes nas UHs, quando pratica a manutenção preventiva mais barata que existe: a limpeza. Aparelhos de TV, ar condicionado, mini bar, além de outros, limpos minuciosa e periodicamente terão maior tempo de utilização. Além disso, faz parte da rotina da Governança testar diariamente os equipamentos, evitando assim, situações que possam afetar o hóspede como lâmpadas queimadas, bateria de controle remoto gasta ou qualquer outro mal funcionamento.
Às vezes, detalhes como o armazenamento incorreto do enxoval leva a um desgaste maior das fibras e conseqüente substituição deste, simplesmente porque não houve rodízio das peças.
A utilização correta de produtos e acessórios de limpeza poderá preservar por mais tempo os equipamento e superfícies. Muitos hotéis utilizam saponáceos, cloro ou esponjas de aço, que por sua característica abrasiva ou corrosiva, acabam riscando ou desgastando metais, louças e outras superfícies. Portanto, a Governança prolonga o uso dos equipamentos.
... através da sua apresentação pessoal, postura, discrição e atendimento, o pessoal da Governança pode conquistar ou expulsar o cliente. Qualquer funcionário de qualquer setor do hotel tem este poder na verdade, mas uns mais do que outros. Se o hóspede cruzar no corredor com uma camareira, cujo uniforme esteja manchado, amassado, o cabelo desgrenhado, com unhas compridas e mal pintadas, mascando e cheirando a cigarro, que impressão ele terá? Que tipo de limpeza ele imagina será feito em seu quarto. Que confiança em deixar seus pertences com aquela criatura? E o resto do hotel, como deve ser?
As situações vivenciadas pela camareira no dia-a-dia de um hotel pode exigir dela um alto grau de discrição, paciência e bom senso, pois os mais diferentes tipos de hóspedes vão estar cruzando em seu caminho. São hóspedes irritadiços, mal humorados, exigentes, excêntricos e as vezes até inconvenientes, que podem colocar em cheque a preparação desta funcionária para o trabalho. E isso pode fazer a diferença. Portanto, a Governança contribui com a qualidade do atendimento.
... dentro do hotel, pessoas circulam livremente sem serem obrigadas a se identificar. O pessoal da Governança tendo acesso aos corredores e quartos podem observar atividades e/ou pessoas suspeitas que possam colocar em risco a segurança de hóspedes, funcionários e do próprio hotel. Cabe a esses funcionários ficarem atentos e relatar à chefia quaisquer irregularidades, como armas, drogas, brigas e outros. Portanto, a Governança contribui com a segurança do hotel.
Por essas e outras que o sucesso de um empreendimento hoteleiro depende muito de como o departamento de Governança é administrado. Obviamente que sintonizado com os demais departamentos.
Na intenção de reduzir custos, o departamento de Governança acaba sofrendo cortes, que num primeiro momento parecem levar a uma economia, porém a longo prazo isso não ocorre, pelo contrário, há um aumento dos custos, pois há um maior desgaste dos equipamentos, materiais, enxoval, baixa a qualidade dos serviços, aumenta a rotatividade de funcionários, etc.
Para alcançar a excelência em serviço se faz necessário a contratação de uma governanta, cuja formação acadêmica, lhe dê condições de colocar em prática as mais modernas técnicas de administração para controlar custos, criar técnicas e métodos de trabalho mais eficientes e treinar e desenvolver seu pessoal; além da utilização de equipamentos e produtos adequados .
O empresário hoteleiro não pode esquecer que, com o aumento da concorrência através da construção de vários hotéis, incluindo aí as grandes redes internacionais; seu cliente está se tornando cada vez mais exigente, pois agora possui um novo referencial de preços e serviços. Conquistar sua fidelidade será em grande parte responsabilidade do departamento de Governança, cujo devido valor, espera-se, seja dado.
What really is the value of good governance in the service of a hotel?
Postado por: Pedro Mendes
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