A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA NA HOTELARIA
Entrar em um quarto imaculadamente limpo e arrumado é o mínimo que a gente espera quando se hospeda num hotel. Queremos ter a sensação de que este cenário foi preparado especialmente para nós... cama confortável, lençóis limpos e cheirosos, banheiro brilhando. Que sensação maravilhosa! Depois de um dia inteiro de passeio ou de trabalho, nada melhor do que um bom banho e poder descansar numa cama confortável. Nem nos passa pela cabeça que aquele quarto foi usado anteriormente por uma outra pessoa, com hábitos completamente diferentes dos nossos, talvez com alguma doença, sei lá, ... essas coisas é melhor nem pensar. Mesmo porque tem o pessoal da limpeza, aquelas moças simpáticas, de uniforme bonitinho, que todo dia vem dar uma geral no quarto para a gente - as camareiras. Ás vezes a gente nem as vê. Deixamos uma bagunça no quarto, e quando voltamos, está tudo em ordem. E por não as vermos é que não temos a mínima ideia de quais tarefas essas camareiras executam e qual a sua real importância, tanto para nós hóspedes como para o hotel.
A gente nem em sonho imagina os mais diversos tipos de situação, muitas vezes extremamente embaraçosas, por que passam essas profissionais. Desde um hóspede inconveniente, que lhe passa uma cantada, até ser chutada na canela por algum “anjinho”. Ou mesmo socorrer um hóspede que passa mal e até mesmo encontrá-lo morto na cama. Atender um hóspede excêntrico que lhe pede dúzias de toalhas e travesseiros extras, ou aquele que nem quer arrumação. Ás vezes ouvir no corredor discussões feias entre casais e às vezes pegá-los no flagra. E o pior de tudo é que quando some algum pertence do hóspede, quem é a culpada?? Lógico! A camareira! Ela é sempre a suspeita número 1, apesar de outros funcionários também terem acesso aos quartos. Ou mesmo o hóspede que ou perde o objeto e acha que foi roubado, ou de propósito, alega ter sido furtado, para depois ser ressarcido pelo hotel (É, tem de tudo!).
Tem suas compensações, é claro. Tem hóspede que pede para ser atendido pela mesma camareira toda vez que se hospeda no hotel, a chama pelo nome, reconhece seu valor e às vezes lhe deixa alguma gorjeta. Mas a grande compensação ela espera da sua chefia o reconhecimento da importância de seu trabalho dentro da empresa ...
The importance of the departement of governance in the hotel industry
Entering a room immaculately clean and tidy is the least we can expect when staying in a hotel. We have the feeling that this scenario has been prepared especially for us ...comfortable bed, clean sheets and fragrant, bright bathroom. What a wonderful feeling!After a full day of sightseeing or work, nothing better than a good bath and a comfortable bed to rest.Nor is the mind that this room was previously used by another person, with habits entirely different from ours, perhaps with some disease, you know, ... these things is better not to think. Even as it has the cleaning staff, those nice girls, cute uniforms, which comes every day to give a general in the room so we - the housekeepers. Sometimes we even see them. We leave a mess in the room, and when we returned, everything is in order. And why do not we see is that we have no idea what these tasks perform housekeeping and what is its real importance, both for us as guests to the hotel.We do not even think in dream all kinds of situations, often very embarrassing, why are these professionals. From a guest inconvenience, it is a teaser, to be kicked in the shin for a "little angel". Or even help a guest who is ill and even find him dead in bed.Attending an eccentric guest that asks dozens of towels and extra pillows, or who do not want storage. Sometimes you hear in the hallway discussions between couples ugly and sometimes catch them red-handed. And worst of all is that while add some belong to the guest, who is to blame? Of course! The maid! It is always the number one suspect, although other employees also have access to the rooms. Or even the guest or loses the object and thinks it was stolen, or on purpose, claims to have been stolen, and then be reimbursed by the hotel (It has it all!).It has its compensations, of course. You have guest who asks to be served by the same waitress every time staying at the hotel, calls her by name, recognizes its value and sometimes it leaves some tip. But the big payoff it expects of its leadership to recognize the importance of their work within the company ...
Postado por Larissa Leones
Tirado de: http://hotelariahospitalidade.blogspot.com.br
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